Um dos grandes desafios empresariais contemporâneos é identificar a melhor maneira de motivar os colaboradores, especialmente as equipes de vendas, que enfrentam diariamente a pressão por resultados.
Um método bastante eficaz para equilibrar a questão ‘resultado x motivação’ é o Marketing de Incentivo. Como o próprio nome já diz, ele visa motivar os profissionais de uma empresa por meio de reconhecimento do talento e potencialidade do funcionário.
Empresas que adotam o Marketing de Incentivo verificam que as ações realizadas dessa forma estimulam de maneira consistente as atitudes dos profissionais, pois são fundamentadas no tripé: motivação, reconhecimento e recompensa.
O Marketing de Incentivo pode ser aplicado em qualquer setor da empresa, mas é mais comumente utilizado em equipes de vendas, distribuidores e revendedores, ou seja, em funções diretamente relacionadas à comercialização dos produtos e/ou serviços da organização.
Essa estratégia opera por meio de recompensas concedidas aos funcionários que alcançam os melhores desempenhos. Vale destacar que uma das principais vantagens é que o Marketing de Incentivo é quase autossustentável. O investimento em premiações ocorre apenas após o cumprimento das metas propostas, seja para aumentar lucros ou reduzir custos, enquanto o ganho em produtividade do vendedor supera amplamente o custo das recompensas.
A execução deve ocorrer através de campanhas bem direcionadas ao setor específico, sempre permitindo que os colaboradores alcancem prêmios e bonificações desejáveis.
Este método é utilizado principalmente para:
- Aumentar vendas e receitas;
- Diminuir custos;
- Reduzir estoques;
- Promover o lançamento de produtos;
- Conquistar e manter clientes.
No entanto, o Marketing de Incentivo estende seus benefícios ao desenvolvimento do funcionário na empresa, para que o mesmo mostre suas atitudes profissionais.
Deve se atentar apenas, para que a competição imposta aos funcionários para a conquista das metas não se torne algo desfavorável. É necessário que os objetivos sejam executáveis, pois a impossibilidade desestimula o funcionário, portanto, elas devem ser adequadas à realidade de mercado da organização.
Além disso, não basta ter uma meta de um lado e uma premiação de outro se não houver condições para que os colaboradores atinjam os resultados.
Essas condições são:
- Boa distribuição dos produtos;
- Preço competitivo;
- Informações sobre o mercado;
- Perfil de cliente e concorrência;
- Boas condições de trabalho.
Certamente, o Marketing de Incentivo pode ser uma ferramenta de marketing criativa e satisfatória a ser utilizada pelos empresários a fim de motivar seus vendedores e aumentar sua competitividade. Cada vez mais a motivação das pessoas envolvidas com o negócio contribui para o sucesso da empresa.