Potencializando talentos e aumentando a receita de sua empresa

Um dos grandes desafios empresariais contemporâneos é identificar a melhor maneira de motivar os colaboradores, especialmente as equipes de vendas, que enfrentam diariamente a pressão por resultados.

Um método bastante eficaz para equilibrar a questão ‘resultado x motivação’ é o Marketing de Incentivo. Como o próprio nome já diz, ele visa motivar os profissionais de uma empresa por meio de reconhecimento do talento e potencialidade do funcionário.



Empresas que adotam o Marketing de Incentivo verificam que as ações realizadas dessa forma estimulam de maneira consistente as atitudes dos profissionais, pois são fundamentadas no tripé: motivação, reconhecimento e recompensa.

O Marketing de Incentivo pode ser aplicado em qualquer setor da empresa, mas é mais comumente utilizado em equipes de vendas, distribuidores e revendedores, ou seja, em funções diretamente relacionadas à comercialização dos produtos e/ou serviços da organização.

Essa estratégia opera por meio de recompensas concedidas aos funcionários que alcançam os melhores desempenhos. Vale destacar que uma das principais vantagens é que o Marketing de Incentivo é quase autossustentável. O investimento em premiações ocorre apenas após o cumprimento das metas propostas, seja para aumentar lucros ou reduzir custos, enquanto o ganho em produtividade do vendedor supera amplamente o custo das recompensas.

A execução deve ocorrer através de campanhas bem direcionadas ao setor específico, sempre permitindo que os colaboradores alcancem prêmios e bonificações desejáveis.


Este método é utilizado principalmente para:


  • Aumentar vendas e receitas;
  • Diminuir custos;
  • Reduzir estoques;
  • Promover o lançamento de produtos;
  • Conquistar e manter clientes.

No entanto, o Marketing de Incentivo estende seus benefícios ao desenvolvimento do funcionário na empresa, para que o mesmo mostre suas atitudes profissionais.

Deve se atentar apenas, para que a competição imposta aos funcionários para a conquista das metas não se torne algo desfavorável. É necessário que os objetivos sejam executáveis, pois a impossibilidade desestimula o funcionário, portanto, elas devem ser adequadas à realidade de mercado da organização.

Além disso, não basta ter uma meta de um lado e uma premiação de outro se não houver condições para que os colaboradores atinjam os resultados.


Essas condições são:


  • Boa distribuição dos produtos;
  • Preço competitivo;
  • Informações sobre o mercado;
  • Perfil de cliente e concorrência;
  • Boas condições de trabalho.

    Certamente, o Marketing de Incentivo pode ser uma ferramenta de marketing criativa e satisfatória a ser utilizada pelos empresários a fim de motivar seus vendedores e aumentar sua competitividade. Cada vez mais a motivação das pessoas envolvidas com o negócio contribui para o sucesso da empresa.

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